Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Janot entra com mandado de segurança contra cortes orçamentários do Judiciário e do MPU

    há 10 anos

    O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, impetrou, na última sexta-feira, mandado de segurança com pedido de liminar contra ato da presidente Dilma Rousseff, pelos cortes efetuados nas propostas orçamentárias do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Poder Judiciário da União, incluído o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), do Ministério Público da União (MPU) e do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Segundo Janot, houve lesão à competência constitucional do Legislativo de definir o orçamento e violação à independência e à autonomia administrativa e financeira do MP e do Judiciário.

    Janot considera que a mensagem da Presidência que encaminhou as propostas orçamentárias ao Legislativo 251/2014 deve ser declarada nula. Segundo o PGR, deve ser determinado prazo para envio de novas propostas conforme encaminhadas pelo Judiciário e pelo Ministério Público da União.

    Após o Judiciário e o MPU remeterem à Presidência as propostas orçamentárias, no dia 6 de agosto, de acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal e Lei de Diretrizes Orçamentárias, Mas Dilma efetuou reduções ao encaminhá-las ao Congresso Nacional. Segundo Janot, o ato da presidente foi inconstitucional e contrário à jurisprudência do STF.

    Consta no artigo 166 da Constituição Federal que a competência para apreciar, aprovar, rejeitar e alterar qualquer proposta orçamentária do Judiciário e do MPU é exclusiva do Congresso Nacional. De acordo com Janot, cabe ao Poder Legislativo decidir a aplicação dos recursos nacionais. A Constituição Federal determina que compete ao Executivo dar início ao processo legislativo orçamentário com o envio das propostas consolidadas ao Legislativo. Não pode inserir alterações, exceto para adequar as propostas à Lei de Diretrizes Orçamentárias ou quando não enviadas no prazo estabelecido em lei.

    • Publicações16585
    • Seguidores104
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações8
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/janot-entra-com-mandado-de-seguranca-contra-cortes-orcamentarios-do-judiciario-e-do-mpu/138501024

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)