Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Menor só pode ser internado depois de trânsito em julgado de sentença

    há 10 anos

    A presunção de inocência é uma norma de tratamento também para menores infratores. Portanto a decretação de internação antes da sentença só pode ser determinada se demonstrada a necessidade imperiosa da medida, nos termos do Estatuto da Criança e do Adolescente. Parece óbvio, mas uma decisão que ia contra esse entendimento teve que chegar até a 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal para ser reformada, seguindo o voto do relator, ministro Dias Toffoli. É a primeira vez que o STF decide a matéria e a orientação deve valer para todos os tribunais. A presunção de inocência é uma norma de tratamento também para menores infratores. Portanto a decretação de internação antes da sentença só pode ser determinada se demonstrada a necessidade imperiosa da medida, nos termos do Estatuto da Criança e do Adolescente. Parece óbvio, mas uma decisão que ia contra esse entendimento teve que chegar até a 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal para ser reformada, seguindo o voto do relator, ministro Dias Toffoli. É a primeira vez que o STF decide a matéria e a orientação deve valer para todos os tribunais.

    O caso veio de São Paulo, estado cujo tribunal é conhecido pelas decretações ilegais de prisão preventiva. No caso, um menor foi preso em flagrante e denunciado pela infração análoga aos crimes de roubo e lesão corporal. Na sentença, o juiz aplica a medida socioeducativa de internação por prazo indeterminado e acrescenta que a execução da medida deverá iniciada imediatamente, independentemente da interposição de recurso.

    A defesa, então, entrou com pedido de Habeas Corpus ao Tribunal de Justiça de São Paulo. Lá, o órgão responsável por analisar questões ligadas a menores é o Conselho Superior da Magistratura. É um colegiado que reúne o presidente, o vice e o corregedor do tribunal, além dos presidentes das três seções de turmas de julgamento (Direito Privado, Direito Público e Direito Criminal). E o CSM afirmou que o princípio da inocência não pode ser interpretado de forma absoluta, sob pena de afronta aos objetivos primordiais da legislação de menores, que tem por norte a proteção integral.

    O Superior Tribunal de Justiça também negou o pedido de HC. Em decisão monocrática, a ministra Maria Thereza de Assis Moura entendeu que o pedido deveria ter sido feito em Recurso Ordinário. Tratou-se, portanto, segundo ela, de Habeas Corpus substitutivo de Recurso Ordinário.

    A 1ª Turma do Supremo, no entanto, concedeu a ordem, seguindo entendimento do ministro Dias Toffoli (foto). Aplicou jurisprudência que vem se consolidando no colegiado: não conheceu do HC, por entender que se trata de substitutivo ao recurso ordinário, mas analisou o mérito para conceder a ordem.

    Outra preliminar afastada foi a da Súmula 691 do STF, que proíbe a concessão de Habeas Corpus a decisão monocrática de relator do STJ antes de análise pelo colegiado. Ele argumentou que, diante de manifesta ilegalidade ou teratologia, a súmula poderia ser superada.

    Toffoli aplicou ao caso o mesmo princípio da prisão provisória, já que se trata também de restrição à liberdade. Ele entendeu que a decretação de internação imediata independente de recurso foi uma antecipação da punição que possa vir a ser aplicada ao caso.

    A presunção de inocência, aqui, imbrica-se com outros direitos fundamentais, uma vez que a prisão provisória, derivada meramente da imputação, desveste-se de sua indeclinável natureza cautelar, perde o seu caráter de excepcionalidade (artigo , inciso LXVI, CF), traduz punição antecipada, viola o devido processo legal (artigo , inciso LIV, CF) e resulta no tratamento do imputado como culpado. Esse raciocínio, próprio do processo penal, a toda evidência, tem aplicação ao processo em que se apura a prática de ato infracional: ubi eadem ratio, ibi idem jus [onde houver o mesmo fundamento haverá o mesmo direito], escreveu o ministro.

    Toffoli argumentou que, embora a medida socioeducativa tenha natureza pedagógica, tem a característica de privar o menor de liberdade e por isso reveste-se de caráter sancionatório-aflitivo.

    Ao decretar a internação antes do trânsito em julgado, o juiz violou o princípio da presunção de inocência uma vez que, antes do trânsito em julgado da sentença, somente se admite internação revestida de natureza cautelar e o dever de fundamentar a decisão, previsto no artigo 93, inciso IX, da Constituição Federal e no artigo 106 da Lei 8.069/90 (nenhum adolescente será privado de sua liberdade senão em flagrante de ato infracional ou por ordem escrita e fundamentada da autoridade judiciária competente). Fonte: Conjur

    • Publicações16585
    • Seguidores104
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações35
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/menor-so-pode-ser-internado-depois-de-transito-em-julgado-de-sentenca/140710584

    Informações relacionadas

    Consultor Jurídico
    Notíciashá 10 anos

    Menor só pode ser internado depois de trânsito em julgado de sentença

    Leonardo Couto Vilela, Estudante de Direito
    Modeloshá 5 anos

    Modelo de Recurso de Apelação Criminal em Delito de Natureza Sexual

    Correio Forense
    Notíciashá 20 anos

    Menor infrator pode ser internado por prazo indeterminado

    Vanessa André de Paiva, Advogado
    Modeloshá 7 anos

    [Modelo] Habeas Corpus

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)