Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Só lei federal pode regulamentar ou proibir o Uber, diz ministra do STJ

    A ministra do STJ (Superior Tribunal de Justiça), Fátima Nancy Andrighi, afirmou que só uma lei federal pode proibir o Uber, durante o 2º Congresso Brasileiro de Internet, realizado nesta quinta-feira (24) em Brasília. Segundo ela, as recentes decisões de governos estaduais para regulamentar ou proibir a atuação do aplicativo de transporte Uber não deverão durar, caso pedidos de contestação cheguem ao Supremo Tribunal Federal.

    O STF, na avaliação da ministra, deverá vetar essas decisões por serem inconstitucionais. Segundo o Artigo 30 da Carta, compete aos municípios organizar e prestar, diretamente ou sob regime de concessão ou permissão, serviços públicos de interesse local, incluindo o transporte coletivo.

    Porém, Fátima fez uma distinção entre os serviços prestados pelos taxistas e pelo aplicativo. "O táxi é transporte público individual, que deve atender de forma universal os passageiros, enquanto o Uber é um transporte privado individual, no qual impera a autonomia da vontade do motorista, de acordo com sua conveniência".

    A lei 12.468/2011, que regulamenta a profissão de taxista, o define por "utilização de veículo automotor, próprio ou de terceiros, para o transporte público individual remunerado de passageiros".

    A ministra também citou passagens do Código Civil e do Marco Civil da Internet para reforçar seu argumento. O Marco Civil traz em seu sexto fundamento "livre iniciativa, livre concorrência e a defesa do consumidor".

    A magistrada ainda fez um apelo para que a população --segundo ela, os "maiores interessados na questão"-- seja ouvida na discussão pública sobre a atuação do Uber. "Esse debate não pode ser pautado exclusivamente por pressão política de categorias profissionais".

    Fonte: Uol

    • Publicações16585
    • Seguidores104
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1435
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/so-lei-federal-pode-regulamentar-ou-proibir-o-uber-diz-ministra-do-stj/237389418

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)