Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Palestras sobre o novo CPC marcam encontro jurídico em São João del Rei

    O novo CPC foi tema das palestras do Encontro Jurídico em homenagem aos 60 anos da Amagis, realizado nesta quinta-feira, 17, em São João del Rei pelos juízes da Comarca.

    O evento aconteceu no Salão do Júri do Fórum Carvalho Mourão e contou com a presença de diversas autoridades.


    A primeira palestra do evento foi proferida pelo desembargador Ernane Fidélis dos Santos, que abordou a tutela provisória no novo CPC. Durante sua apresentação, o desembargador destacou a importância das alterações do novo CPC, que, de acordo com ele, agora vem com rigor e reitera tudo o que foi feito até hoje, aumentando a singeleza do Direito. “O que faz o Direito não é propriamente a lei, mas os princípios queinspiram a lei”, disse o magistrado, destacando que “devemos prestar vênia ao novo CPC, porque ele deu um realce aos princípios que ainda não haviam sido tratados de maneira expressa”.


    Em seguida, o desembargador José Marcos Rodrigues Vieira proferiu palestra sobre a sentença e coisa julgada à luz do novo CPC, destacando que o contraditório prévio e efetivo é fundamental à coisa julgada, tanto no que concerne a seus limites objetivos quanto aos limites subjetivos. “A coisa julgada vai abranger partes dos fundamentos mediante um critério bem definido e relevante para que o dispositivo se torne claro e se estabeleça com segurança a relação jurídica decidida. E, do ponto de vista dos limites subjetivos, também contraditórios, irá apontartodos aqueles que tendem, obrigatoriamente, a participar do processo e todas as situações em que a atuação possa ocorrer efetivamente em benefícios de terceiros”, observou.



    Após as palestras, os participantes puderam fazer perguntas sobre o tema.

    • Publicações16585
    • Seguidores104
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações31
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/palestras-sobre-o-novo-cpc-marcam-encontro-juridico-em-sao-joao-del-rei/233553398

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)