Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Comarcas atingidas pelo rompimento de barragens podem suspender expediente

    Portaria conjunta da Presidência do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e da Corregedoria-Geral de Justiça autoriza os juízes diretores de foro das comarcas atingidas pelo desastre ambiental, provocado pelo rompimento das barragens no povoado de Bento Rodrigues, distrito de Mariana, a limitar ou suspender o expediente forense por tempo razoável, que permita o atendimento prioritário ao gerenciamento dessa situação de crise.

    A Portaria Conjunta 456/PR/2015 foi publicada na noite de hoje, 12 de novembro, no Diário do Judiciário eletrônico (DJe). Segundo o TJMG e a Corregedoria, a calamidade pública decorrente do rompimento das barragens é notória e diversas cidades do Estado de Minas Gerais estão passando por uma crise de abastecimento de água.

    A medida não prejudicará o processamento das medidas consideradas urgentes, nos termos dos incisos I e II, do art. 173, e dos incisos I, II e III, do art. 174 do Código de Processo Civil, inclusive as de competência dos juizados especiais e de suas turmas recursais; os processos penais envolvendo réu preso, feitos vinculados às prisões respectivas e medidas cautelares ou de caráter protetivo; os processos de apuração de ato infracional e execução de medida socioeducativa envolvendo adolescentes apreendidos, acautelados ou internados; os habeas corpus, mandado de segurança, agravo cível e quaisquer outras medidas urgentes.

    Os processos ajuizados em razão de situação de calamidade e de desastre ambiental, provocados pelo rompimento das barragens no povoado de Bento Rodrigues, terão tramitação prioritária.

    As audiências designadas para o período de limitação ou suspensão do expediente forense serão suspensas, à exceção daquelas relativas às medidas de urgência. Os prazos processuais que se iniciarem ou se findarem durante o período de limitação ou suspensão do expediente forense ficam prorrogados para o primeiro dia útil subsequente.

    Fonte: TJMG

    • Publicações16585
    • Seguidores104
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações33
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/comarcas-atingidas-pelo-rompimento-de-barragens-podem-suspender-expediente/255679367

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)