Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Aula aborda trabalho e reinserção social

    há 12 anos

    O trabalho externo do reeducando: caminho fundamental para a inserção social e Penas Alternativas foram os temas apresentados, respectivamente, pelos juízes Bruno Teixeira Lino e João Ary Gomes, na tarde de 4 de novembro, durante curso realizado no Tribunal de Justiça. Iniciativa da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef) e do Programa Novos Rumos do TJMG, o curso englobou os Aspectos da Execução das Penas Privativas de Liberdade, Restritivas de Direitos e Medidas de Segurança.

    Para Bruno Teixeira Lino, que é juiz do Programa Novos Rumos, o trabalho é condição primordial para a dignidade humana. De acordo com o magistrado, o Judiciário deve atuar em conjunto com outras instituições e com a sociedade para viabilizar o trabalho externo daqueles que cumprem penas.

    Bruno Teixeira Lino fez críticas ao sistema de execução penal da atualidade. Para ele, o sistema convencional não funciona porque se baseia na noção de castigo ao invés de se fundamentar no ideal da ressocialização. O magistrado elogiou iniciativas como o método da Associação de Proteção e Assistência ao Condenado (Apac) e defendeu a sua implantação em todas as comarcas do país.

    Referindo-se ao artigo 38 do Código Penal, o juiz explicou que o preso conserva todos os direitos não atingidos pela perda da liberdade. O trabalho é um desses direitos, assim como a saúde e a convivência com a família. Segundo Bruno Teixeira Lino, o juiz de execuções penais deve implementar atividades laborais para os presos em suas comarcas, conseguindo trabalho para eles nas prefeituras municipais, nos clubes e nos próprios fóruns.

    Penas alternativas

    O juiz João Ary Gomes, atualmente na Vara da Infância e da Juventude de Uberlândia, relatou a sua experiência com a implantação da Central de Penas Alternativas (Cepal) em Paracatu, em 2006, quando atuava naquela comarca. A Cepal foi criada por meio de um convênio do Poder Judiciário com o município para executar e fiscalizar as penas restritivas de direito.

    De acordo com o magistrado, dentre as penas alternativas, a modalidade mais aplicada e que possui maior aceitação pela sociedade é a de prestação de serviço à comunidade. Conforme explica João Ary, a central de Paracatu funciona em uma sala do fórum, possui um coordenador, que é remunerado pelo município, e conta também com o trabalho de estagiários.

    Ele destaca que, além da ressocialização, que é o principal objetivo a ser alcançado com a aplicação das penas alternativas, há também o retorno para a sociedade, que se beneficia com o trabalho realizado por aqueles que estão cumprindo pena restritiva de direito.

    Fonte: TJMG

    • Publicações16585
    • Seguidores104
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações86
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/aula-aborda-trabalho-e-reinsercao-social/2919007

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)