Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TSE realiza palestra sobre o sistema eletrônico de votação para inscritos no Teste Público de Segurança

    Dando continuidade aos procedimentos necessários à realização dos Teste Público de Segurança (TPS) para as Eleições 2016, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) promove hoje, dia 11 de janeiro, palestra sobre o funcionamento do sistema eletrônico de votação, das 14h às 17h, no auditório I do Tribunal, com transmissão ao vivo pela Internet através de link específico disponibilizado no hotsite do TPS localizado no Portal do TSE. Também de 11 a 13 de janeiro será aberto o período para a inspeção dos códigos-fonte do sistema pelos inscritos.

    O objetivo é fornecer aos investigadores e/ou grupos de investigadores pré-inscritos no TPS o conhecimento necessário sobre o sistema, bem como o acesso aos códigos-fonte para a busca de possíveis falhas ou fragilidades, que servirão de insumos para a elaboração dos respectivos planos de testes. Os planos têm o objetivo de identificar e descrever as ações a serem desempenhadas pelos participantes no momento da realização do teste. Após a elaboração das propostas, os participantes deverão preencher o Formulário Plano de Teste, disponível no portal do TSE, que serão avaliados pela Comissão Reguladora.

    Teste Público de Segurança

    No dia 30 de abril de 2015, o Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou por unanimidade, em sessão administrativa, a Resolução nº 23.444 que tornou obrigatória e periódica a realização do Teste Público de Segurança do sistema eletrônico de votação e apuração, utilizado nas eleições brasileiras.

    A resolução instituiu o TPS no ciclo de desenvolvimento dos sistemas de votação e apuração. Segundo o documento, o teste público passou a ser parte integrante do processo eleitoral brasileiro e será realizado antes de cada eleição ordinária, preferencialmente no segundo semestre dos anos que antecedem os pleitos eleitorais.

    De acordo com a norma, os sistemas eleitorais que poderão ser objeto do teste são aqueles utilizados para a geração de mídias, votação, apuração, transmissão e recebimento de arquivos, lacrados em cerimônia pública, conforme definido no parágrafo 2º do artigo 66 da Lei das Eleicoes (Lei nº 9.504/1997), incluindo o hardware da urna e seus softwaresembarcados. O teste público será dividido entre as fases de preparação, realização e avaliação. Atuarão no teste quatro comissões: Organizadora, Reguladora, Avaliadora e de Comunicação Institucional.

    Acesse aqui o edital dos Teste Público de Segurança.

    Fonte: TSE

    • Publicações16585
    • Seguidores104
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações48
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tse-realiza-palestra-sobre-o-sistema-eletronico-de-votacao-para-inscritos-no-teste-publico-de-seguranca/295691118

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)