Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Praça Desembargador Ayrton Maia é inaugurada em BH

    há 12 anos

    Foi inaugurada, neste sábado, 17, a Praça Desembargador Ayrton Maia, na esquina da avenida do Contorno com avenida Prudente de Morais, bairro Cidade Jardim, em Belo Horizonte. Com a presença de diversas autoridades, a solenidade, que fez parte das comemorações dos 114 da capital mineira, foi aberta pelo advogado e engenheiro Francisco Maia Neto, filho do desembargador homenageado. Em seu discurso, Maia relembrou momentos ao lado de seu pai, denominado por ele como o homem que viveu para fazer o bem, amigo de seus amigos e que deixou saudade por onde passou. Durante seu discurso, Maia Neto agradeceu a todos os presentes e responsáveis pela homenagem feita a seu pai.

    O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) desembargador Kildare Carvalho, destacou a homenagem feita ao magistrado, de acordo com ele, de um modo muito especial e de uma maneira como realmente ele mais gostaria: em um sábado, numa praça em meio ao povo e ao movimento das ruas. Ayrton Maia era um homem simples, aberto ao mundo, extremamente alegre, espirituoso, gostava de gente. Seu elemento foi sempre o ser humano. Hoje ele estaria particularmente feliz por saber que seu nome estará, de agora em diante, ligado ao povo e às ruas de Belo Horizonte, cidade na qual chegou em 1968 e na qual viveu por quase 40 anos, afirmou Kildare Carvalho, relembrando que Ayrton Maia deixou, também na Justiça Eleitoral de nosso Estado, sua marca registrada e sua sabedoria, no período em que presidiu o TRE-MG, entre os anos de 1992 e 1994.

    O prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, participou da solenidade e falou da satisfação em inaugurar o espaço nas comemorações do aniversário de 114 anos de BH. Ayrton Maia foi uma pessoa que veio do interior, como tantos de nós, para dedicar sua vida a Belo Horizonte e, através de sua lucidez e seu brilhantismo, foi capaz de dar ainda mais dignidade à história jurídica de Minas Gerais. Essa homenagem, tenho certeza, fará jus a sua bela história de vida, concluiu Márcio Lacerda, saudando a presença do prefeito de Tombos, Ivan Carlos de Andrade. Tombos foi a primeira comarca pela qual passou o magistrado homenageado.

    O governador Antonio Anastasia, amigo da família, encerrou a solenidade com seu discurso. Falo hoje mais como amigo, menos como governador. Quero, neste momento, de homenagem e também de memória, registrar que o desembargador Ayrton Maia teve imortalizado naquele busto algo que lhe era tão peculiar: seu semblante, seu sorriso, sua simpatia e seu bom humor. E não há palavra mais forte, mais simbólica e adequada para a memória do desembargador Ayrton do que ética, concluiu o governador.

    Diversos magistrados mineiros participaram do evento e destacaram as características e lembranças do desembargador Ayrton Maia. Quero registrar de uma forma particular e com muito carinho, que, no busto em sua homenagem, consta uma placa de reconhecimento da comarca de Tombos, onde ele começou sua carreira e onde eu também comecei a minha, lembrou o desembargador Baía Borges, ex-presidente do TRE-MG.

    O desembargador Ayrton Maia sempre pautou sua atividade de magistrado com muita serenidade, altivez e independência, mas tem uma característica essencial ao desembargador que era a lealdade a seus amigos, lembrou o desembargador Joaquim Herculano, 2º vice-presidente do TJMG.

    Ayrton Maia era um amigo com quem a gente podia contar nas horas em que a gente precisava. Ele era um homem que sabia com perfeição, dada sua longa experiência na carreira, encontrar uma solução para cada caso, afirmou o desembargador Almeida Melo, também ex-presidente do TRE-MG.

    O desembargador Ayrton foi um modelo de desempenho na magistratura mineira. Foi um grande amigo e deixou lembranças em nós e muitas lições de sabedoria, afirmou o desembargador aposentado João Quintino Silva.

    Diversas autoridades participaram do evento, entre elas, o deputado estadual Fred Costa, autor do projeto de lei que nomeou a Praça, além de magistrados mineiros, deputados, secretários municipais, familiares e amigos do desembargador homenageado.

    Trajetória

    Natural de Juiz de Fora, Ayrton Maia graduou-se em Direito, em 1952, pela Faculdade de Direito de Juiz de Fora. Entrou para a magistratura em 1957, atuando nas comarcas de Tombos, Eugenópolis, Muriaé e Belo Horizonte. Foi juiz do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) entre os anos de 1974 e 1977, e presidiu o TRE-MG entre 1992 e 1994. Foi juiz do extinto Tribunal de Alçada, entre os anos de 1977 e 1982, e desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais a partir de 1982, cargo que ocupou até 1996, quando se aposentou. Foi diretor do Foro de Belo Horizonte, entre 1969 e 1971; vice-presidente do Tribunal de Alçada, em 1981, e vice-presidente do TJMG, em 1996. Entre os anos de 2004 e 2005, presidiu a primeira Comissão de Ética Pública do Estado de Minas Gerais. Faleceu em setembro de 2006.

    • Publicações16585
    • Seguidores104
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações469
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/praca-desembargador-ayrton-maia-e-inaugurada-em-bh/2973049

    1 Comentário

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Essa Praça que recebeu o nome do prestigiado (in memorian) Desembargador Ayrton Maia hoje fica triste por perder sua esposa a Srª Laura Maia. Meus sentimentos a toda à família. continuar lendo