Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Resumo de notícias desta segunda-feira

    Novas gravações

    Nomeado pelo presidente em exercício Michel Temer para a pasta responsável pelo combate à corrupção no governo federal, o ministro Fabiano Silveira foi gravado pelo ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado em conversas na casa do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), na qual faz críticas à Operação Lava Jato e sugere estratégias de defesa a investigados por suposto envolvimento no esquema de desvios na Petrobrás. Ontem à noite, após a divulgação dos áudios pelo Fantástico, da TV Globo, Silveira divulgou nota em que nega irregularidades. As conversas entre Renan, Machado e o hoje ministro da Transparência, Fiscalização e Controle ocorreram há cerca de três meses, quando Silveira fazia parte do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) como “cidadão de notável saber jurídico e reputação ilibada indicado pelo Senado Federal” – ele é funcionário de carreira do Senado e chegou ao órgão do Judiciário pelas mãos de Renan. A pasta que Silveira ocupa no governo Temer substituiu a Controladoria-Geral da União (CGU) e será responsável pelo novo marco legal para acordos de leniência do governo com empresas envolvidas em esquemas de corrupção, como as empreiteiras investigadas pela Lava Jato. (Estado de São Paulo)

    Agenda positiva

    Diante de mais uma semana difícil pela frente, em razão das gravações de conversas do ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), o senador Romero Jucá (PMDB-RR) e o ex-presidente José Sarney, nas quais também foi citado, o presidente em exercício, Michel Temer, pretende enviar uma agenda positiva ao Congresso. No pacote, propostas para combater a violência contra as mulheres e a aprovação da reposição salarial de servidores da União prevista no Orçamento de 2016, que está parada na Câmara. Temer interrompeu o feriado prolongado já no sábado e retornou a Brasília, quando jantou com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Gilmar Mendes. O ministro é relator do pedido de cassação da chapa Dilma-Temer apresentado pelo PSDB àquele tribunal, e deve assumir também a presidência da Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), responsável pelo julgamento dos envolvidos na Lava-Jato. Eles conversaram sobre a necessidade de liberação de R$ 250 milhões do Ministério do Planejamento para aquisição de 90 mil urnas para as eleições municipais deste ano, segundo nota do TSE. (Estado de Minas)

    Delegado afastado

    Após protesto da defesa da jovem de 16 anos violentada no Morro da Barão, zona oeste do Rio, a Polícia Civil decidiu no domingo, 29, passar a coordenação da investigação sobre o crime para a Delegacia da Criança e Adolescente Vítima (DCAV). Também no domingo, 29, a advogada Eloísa Samy Santiago, que defendia a adolescente, anunciou que deixou o caso, a pedido da família, que aderiu ao Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte, da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, em parceria com o governo federal. Com a decisão, a Polícia Civil se antecipou a um pronunciamento da Justiça, após o Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) ter defendido mudanças na condução do inquérito. Segundo a Polícia Civil, a Delegacia de Repressão a Crimes de Informática (DRCI), que estava à frente do caso, ficará com a apuração da divulgação de imagens do crime nas redes sociais. (Estado de Minas)

    Acidentes de moto

    Por dia, 15 motocicletas a mais passam a trafegar pelas ruas de Belo Horizonte. A média foi registrada pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) de abril de 2015 a abril deste ano. A “invasão” dos veículos de duas rodas na capital é resultado da falta de qualidade do transporte público somada ao custo mais elevado para manter um carro de passeio. A avaliação é do engenheiro civil Márcio Aguiar, mestre em transportes e coordenador dos cursos de engenharia da Universidade Fumec. “Percebo isso nas salas da universidade. A cada dia, mais estudantes aparecem com capacetes nas mãos”, diz. Os riscos, segundo o especialista, crescem junto com a frota. “Há um aumento na mesma proporção ou até pior da quantidade de acidentes com motos”, alerta. Estatísticas da Fundação Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig) confirmam. De janeiro a abril de 2016, 2.136 pessoas que sofreram acidentes com moto foram levadas apenas para o Hospital de Pronto-Socorro João XXIII (HPS). (Hoje em Dia)

    Consulta de vagas no Sisu

    Os candidatos a entrar no ensino superior público já podem consultar as vagas disponíveis no portal do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A consulta pode ser feita por instituição, por cidade ou por curso no site do Sisu. Nesta edição, são ofertadas 56.422 vagas em 65 instituições públicas de ensino superior para o segundo semestre deste ano. As inscrições poderão ser feitas de segunda-feira (30) a 2 de junho. O número de vagas aumentou 1,5% em relação às cerca de 55,6 mil ofertadas no segundo semestre do ano passado. Podem participar do Sisu os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 e não tiraram zero na redação. O resultado será divulgado no dia 6 de junho e a matrícula deverá ser feita entre os dias 10 e 14. Aqueles que não forem selecionados poderão participar da lista de espera, entre 6 e 17 de junho. Os candidatos na lista começarão a ser convocados a partir do dia 23 de junho. (Hoje em Dia)

    Reforma econômica

    Líderes dos sete maiores partidos do Congresso não querem se comprometer com a pauta econômica do presidente em exercício Michel Temer, principalmente em relação às duas medidas prioritárias: o teto dos gastos públicos e a reforma da Previdência. Apesar de reconhecerem a necessidade dos projetos, eles dizem ser necessário discutir mudanças nas propostas. A resistência existe até nas bancadas do PMDB, partido do qual Temer é presidente licenciado. Os líderes ouvidos pelo Estadorepresentam 326 deputados e 58 senadores, o equivalente a aproximadamente dois terços de cada Casa. O número é superior aos três quintos da Câmara (308) e do Senado (48), quantidade necessária de votos para aprovar Propostas de Emenda à Constituição (PEC), que é o caso dos principais projetos econômicos de Temer. (Estado de São Paulo)

    Dobram recuperações judiciais

    As consequências da retração econômica vivida no Brasil já são palpáveis. Nos quatro primeiros meses deste ano, o número de recuperações judiciais cresceram 97,6% no país na comparação com o mesmo período de 2015, saltando de 289 no ano passado para 571 até abril de 2016, segundo o Serasa Experian. Esse é o maior número desde 2006, diz o Serasa. Para o advogado especialista em reestruturação de empresas e renegociação de passivos bancários, Luiz Cláudio Freire, do escritório Moisés Freire, o aumento das recuperações também aconteceu no Estado. Em seu escritório, nos últimos dois anos, ele identifica um aumento de 100% na área. “Criamos uma área específica de assessoria financeira, negociação e gestão da crise e contratamos mais sete advogados. Passamos de 18 para 25 profissionais”, afirma Freire. (O Tempo)

    • Publicações16585
    • Seguidores104
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações56
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/resumo-de-noticias-desta-segunda-feira/344460624

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)