Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Deputados pedem que STF impeça tramitações de propostas com a Reforma da Previdência durante intervenção no Rio de Janeiro

    O presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Jayme de Oliveira, informou ao presidente da Amagis, Maurício Soares, que conversou com deputado Arnaldo Faria de Sá e que o parlamentar ingressou com mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF), juntamente com o deputado Paulo Paim, neste domingo, dia 18/2, requerendo que seja proibida a tramitação de propostas de emenda à Constituição enquanto durar a intervenção federal no Rio de Janeiro e também que a Corte impeça a revogação da intervenção sem que seja declarado o fim da situação que a motivou.

    O mandado tem o objetivo de impedir que a intervenção seja suspensa temporariamente para uma eventual votação da reforma da Previdência, ou mesmo uma revogação e nova decretação após a votação da reforma, e aponta declarações à imprensa feitas pelo presidente Michel Temer e pelo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, que revelariam essa intenção. De acordo com o documento impetrado no STF, a manobra seria inconstitucional.

    O artigo 36, parágrafo 4º, da Constituição impede a interrupção da intervenção federal enquanto durar a situação que a motivou. “As declarações oficias das autoridades coatoras exibem o torpe motivo da revogação proposital, sem que tenham cessado os motivos que ensejaram a intervenção federal, para tão somente dar andamento ao processo legislativo de emenda constitucional de medida impopular e que apenas agrava o estado de confusão social já instaurado em torno de um tema altamente controvertido”, diz o mandado de segurança.

    Clique aqui para ler o documento.

    • Publicações16585
    • Seguidores104
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações77
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/deputados-pedem-que-stf-impeca-tramitacoes-de-propostas-com-a-reforma-da-previdencia-durante-intervencao-no-rio-de-janeiro/546279329

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)