Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Presidente da Amagis participa de reunião com presidente do STF no TJMG

    O presidente da Amagis, desembargador Alberto Diniz, participou, na manhã desta terça-feira, 19, da visita do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Dias Toffoli, ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). A ministra do STF Cármen Lúcia Antunes Rocha também participou do encontro.

    Na ocasião, o presidente do TJMG, desembargador Nelson Missias de Morais, e o ministro Dias Toffoli assinaram um protocolo de intenções para expansão nacional do sistema Apac, pelo CNJ, e também um termo de convênio de cessão gratuita dos direitos autorais e da integralidade dos materiais instrucionais e de divulgação referentes ao Sistema Eletrônico de Execução Unificado (SEEU), elaborados e de propriedade do TJMG, como contribuição para sua implantação nacional pelo CNJ.

    O presidente do STF destacou que o CNJ está atento à necessidade de uma intervenção estrutural sobre os “graves desarranjos do sistema prisional”, o que se faz com a assinatura dos termos de cooperação do TJMG com o CNJ.

    “Entre essas iniciativas, destaco a expansão e fortalecimento das audiências de custódia; a informatização de toda a execução penal do país, que estará integralmente concentrada no SEEU; a qualificação do sistema prisional e do sistema de medidas socioeducativas, inclusive com políticas de fomento ao trabalho e assistência para pessoas presas e egressas do sistema prisional; o fomento às ações necessárias à garantia dos diversos direitos das pessoas privadas de liberdade e, especialmente, a adoção de estratégias capazes de garantir, de forma responsável e sem descuidar das regras atinentes ao direito penal e processual pátrio, a redução da superpopulação e superlotação prisional”, disse o ministro.

    Ainda segundo Dias Toffoli, o objetivo da visita foi também para reconhecer e a passar a difundir a expertise da metodologia apaquena e que, com essa parceria, se multiplicarão as boas iniciativas do Tribunal de Justiça de Minas Gerais em todo o território nacional. “A metodologia Apac é, sim, uma forma diferenciada e eficiente de aplicar penas e gerir unidades prisionais, com respeito e garantia à dignidade da pessoa humana” acrescentou o ministro.

    O desembargador Nelson Missias destacou que a presença do ministro Dias Toffoli e da ministra Cármen Lucia muito honra e orgulha o Tribunal mineiro e também falou das ações que o TJMG promoveu após a tragédia do rompimento da barragem da Mina do Feijão, no município de Brumadinho.

    O presidente da Amagis, desembargador Alberto Diniz, afirmou que a assinatura dos termos demonstra o reconhecimento das boas práticas e do pioneirismo do Tribunal de Justiça de Minas Gerais e o do excelente trabalho desenvolvido pelos magistrados mineiros.

    Também participaram da reunião o 1º vice-presidente do TJMG, desembargador Afrânio Vilela, a 2ª vice-presidente do TJMG, desembargadora Áurea Brasil, o vice-corregedor geral de Justiça do Estado de Minas Gerais, desembargador Corrêa Camargo, do presidente do TRE-MG, desembargador Pedro Bernardes, os juízes auxiliares da presidência, Luiz Carlos Rezende e Santos (vice-presidente Administrativo da Amagis), Rosimere das Graças do Couto (vice-presidente de Saúde da Amagis), Jair Francisco dos Santos e Delvan Barcelos Júnior, os desembargadores Moacyr Lobato, Alexandre Victor de Carvalho e Gilson Soares Lemes, as desembargadoras Márcia Milanez e Valéria Rodrigues, o juiz auxiliar do CNJ, Carlos Vieira von Adamek, o diretor do CNJ, juiz Carlos Lanfredi, e os juízes auxiliares da presidência do STF, Márcio Boscaro e Alessandra Baldini.

    • Publicações16585
    • Seguidores104
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações26
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/presidente-da-amagis-participa-de-reuniao-com-presidente-do-stf-no-tjmg/687314381

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)