Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Órgão Especial aprova instalação de mais duas Câmaras no TJ e outras mudanças

    O Órgão Especial do TJMG aprovou a instalação de duas novas Câmaras no Tribunal: a 8ª Câmara Criminal e a 20ª Câmara Cível. A medida visa garantir a razoável duração do processo, por meio da prestação jurisdicional mais ágil e efetiva, a segurança jurídica e procedimental na tramitação dos processos judiciais, bem como elevar a produtividade dos magistrados e servidores, levando em consideração o número elevado de processos distribuídos entre as Câmaras Criminais e Cíveis do Judiciário mineiro. As instalações foram aprovadas ontem, 3 de abril, em sessão virtual do Órgão Especial.

    As Câmaras serão compostas por 4 magistrados de entrância especial, a serem promovidos nos termos do inciso III do Art. 93 da Constituição da República, mais o representante do Ministério Público, no caso da Criminal, e da OABMG na Cível. Para o provimento dos cargos, o presidente do TJMG, desembargador Nelson Missias, publicará edital.

    A instalação de câmaras está prevista pela Lei Complementar estadual nº 59, que contém a organização e a divisão judiciárias do Estado de Minas Gerais.

    Minutas

    Ao todo, foram aprovadas 13 minutas de resoluções, durante a sessão do Órgão Especial. Veja a lista completa:

    Minuta 1 – Altera a competência das varas da Comarca de Pouso Alegre

    Minuta 2 – Estabelece a competência da Vara Especializada em Crimes contra a Criança e o Adolescente da Comarca de Belo Horizonte

    Minuta 3 – Altera o Anexo I da Resolução da Corte Superior nº 461, de 28 de fevereiro de 2005

    Minuta 4 – Altera o art. 4º da Resolução do Órgão Especial nº 873, que dispõe sobre a estrutura e o funcionamento do Nupemec, da Superintendência da Gestão de Inovação e do órgão jurisdicional da Secretaria do TJ diretamente vinculado à 3ª Vice-presidência, e estabelece normas para instalação dos Cejusc.

    Minuta 5 – Autoriza a instalação da Comarca de Jaíba

    Minuta 6 – Determina a instalação de vara na Comarca de Esmeraldas

    Minuta 7 – Determina a instalação da 8ª Câmara Criminal no TJMG

    Minuta 8 – Determina a instalação da 20ª Câmara Cível no TJMG

    Minuta 9 – Determina a instalação de vara e altera a denominação e a competência de varas da Comarca de Nova Serrana

    Minuta 10 – Determina a instalação de Vara de Violência Doméstica e Familiar contra Mulher e de Inquéritos Policiais na Comarca de Contagem

    Minuta 11 – Determina a instalação de vara na Comarca São Gotardo

    Minuta 12 – Determina a instalação da 4ª Vara Cível na Comarca de Patos de Minas

    Minuta 13 – Determina a instalação de vara na Comarca de Ipanema

    Todas as minutas estão publicadas na edição desta quinta-feira, 4, do Diário do Judiciário eletrônico. Clique aqui para ler.

    • Publicações16585
    • Seguidores104
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações323
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/orgao-especial-aprova-instalacao-de-mais-duas-camaras-no-tj-e-outras-mudancas/694137567

    Informações relacionadas

    Contrato de compra e venda de imóvel e cessão de direitos sobre imóvel. Qual a diferença?

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)