Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Presidente da CCJC da Câmara dos Deputados aponta distorções na reforma da Previdência

    Presente ao VII Encontro Nacional de Juízes Estaduais (Enaje), em Foz do Iguaçu, o presidente da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC), da Câmara dos Deputados, deputado federal Felipe Francischini (PSL-PR), admitiu que muitos pontos da reforma da Previdência precisam ser analisados e alterados para garantir a segurança jurídica, dentre eles as alíquotas e as regras de transição. “Tem que ser regras mais objetivas e mais brandas, porque realmente tem algumas distorções muito grandes”, ressaltou o deputado. A avaliação do parlamentar foi feita durante painel de debates que encerrou o Enaje, no sábado (25), reunindo especialistas sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 6/2019, que trata da reforma da Previdência.

    A comissão que dirige foi a primeira a analisar o teor da proposta do governo e que votou, no dia 23 de abril, por sua admissibilidade. A PEC, agora, tramita na Comissão Especial sobre o tema, sob a relatoria do deputado Samuel Moreira (PSDB-SP). Ainda assim, Francischini disse que a proposta da reforma da Previdência poderá levar o país a um novo patamar de desenvolvimento. Reconheceu, porém, que a alíquota máxima de contribuição previdenciária, prevista em 22%, é abusiva. “Acredito que para manter uma reforma justa, temos que manter a segurança jurídica e a previsibilidade”, destacou Francischini.

    O parlamentar alertou também para os prejuízos dos debates “acalorados” e a importância do fortalecimento das instituições. “Precisamos fortalecer nossas instituições, nenhum país sobrevive sem instituições fortes. São elas que mantêm o Estado Democrático de Direito, e o Judiciário é uma instituição importantíssima no nosso cenário brasileiro”, apontou ele, que, na próxima semana, reúne-se novamente, em Brasília, com o presidente da Amagis, desembargador Alberto Diniz, e outras lideranças da Magistratura, para debater as emendas da classe à reforma da Previdência.

    O parlamentar destacou também a reforma tributária, que teve o texto aprovado, no dia 22 de maio, pela comissão que dirige. Segundo ele, penas a simplificação básica de tributos, primeira fase da reforma tributária, vai gerar, em média, 15 pontos percentuais de aumento no PIB nos próximos 20 anos.

    O Enaje foi promovido pela AMB, em parceria com a Associação dos Magistrados do Paraná (Amapar), entre os dias 23 e 25 de maio, em Foz do Iguaçu.

    • Publicações16585
    • Seguidores104
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações15
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/presidente-da-ccjc-da-camara-dos-deputados-aponta-distorcoes-na-reforma-da-previdencia/714733246

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)